quarta-feira, 28 de novembro de 2012

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE PRAIA GRANDE-SP É DESTAQUE!!!

 
 
Guarda Municipal foi destaque na administração
Subsecretário José Américo Franco Peixoto faz balanço da gestão
 
 
AMAURI PINILHA
Subsecretário avaliou positivamente a gestão
Por Ludmila Pilipavicius

Responsável por uma das áreas mais delicadas em administração pública, o subsecretário de Assuntos de Segurança Pública, José Américo Franco Peixoto, avaliou positivamente o trabalho voltado à área em Praia Grande no decorrer da última administração, destacando a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM), principalmente em ações integradas às polícias Civil e Militar.

Os avanços na área, segundo o subsecretário, se devem aos investimentos feitos ao longo dos últimos quatro anos não só em equipamentos e serviços, mas principalmente nos recursos humanos. “Houve investimentos mais precisamente na GCM para aquisição de viaturas destinadas tanto ao Canil quanto ao policiamento ambiental, além de investimentos para a instrução dos guardas e a própria contratação de mais 80 integrantes. Fizemos ainda convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) destinado à realização do Plano Municipal de Segurança Pública e Diagnóstico da Violência. Percebemos que a GCM teve um avanço grande e passou a se sobressair com mais constância”.

Com um sistema de videomonitoramento que virou referência, Praia Grande conta atualmente com 1.530 câmeras espalhadas em toda a Cidade, auxiliando as polícias Civil e Militar em ocorrências e investigações criminais. Desde sua criação, em 2002, até hoje, já foram quase 20 mil ocorrências que tiveram a interferência do sistema. “Somente entre janeiro e outubro deste ano, foram 2.060 ocorrências atendidas pela Central, tendo sido presos 220 maiores e 40 menores apreendidos, além de 10 armas apreendidas”.

Peixoto é tenente-coronel da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo e chegou a comandar o 45º BPM-I entre 2006 e 2009, quando assumiu a subsecretaria, por isso, conhece bem as necessidades do Município na área de segurança.

Assim, ao mencionar a importância da integração entre a Guarda Civil Municipal e as polícias, lembrou que o Município sempre teve a preocupação de manter convênios com os governos Estadual e Federal, lembrando, por exemplo, que a Operação Verão é viabilizada graças a um desses convênios. “A Polícia Militar entra com os homens e a Prefeitura com toda a estrutura de alojamento e alimentação. Temos também convênio com a Secretaria de Segurança Pública na manutenção de prédios da Polícia Militar e também para o acesso ao Infoseg, sistema que permite que nossos operadores de rádio façam buscas aos dados de pessoas e veículos”.

Para o subsecretário, a avaliação positiva quanto à atuação da GCM, observada com a realização de pesquisa dentro do Diagnóstico da Violência, é um reflexo de diversas providências internas tomadas ao longo dos últimos anos. “Fizemos uma reestruturação interna da GCM, propiciando a elaboração do novo estatuto, além da criação do plano de carreira, antiga reivindicação. Isso tudo deu dinamismo à corporação e o resultado está aparecendo”.

Por fim, o subsecretário lembrou que Segurança Pública não se faz apenas com ações de policiamento, mas também com ações sociais, e que isso também foi possível graças à integração com outras secretarias da administração municipal. “O Plano Municipal de Segurança, que tem providências a curto, médio e longo prazos, nos mostrou isso. Quando falamos em segurança primária, falamos em iluminação pública, transporte, degradação do meio ambiente, coleta de lixo e outros problemas que vão refletir em questões de segurança. Isso deve ocorrer inclusive por meio do Gabinete de Gestão Integrada, que pretendemos que seja instalado na próxima gestão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.